Nietzsche e Godard

 

É notória, para os que me conhecem um pouco, minha predileção literário-filosófica pelo pensamento de Nietzsche (predileção mais literária do que filosófica, diga-se – e o problema reside aí em minha dificuldade em interpretá-lo filosoficamente). Portanto, desculpo-me por estar privilegiando este filósofo ao longo dos últimos posts.

Mas como acabei (graças a Tupã!) meu Projeto de Pesquisa para o TCC, tenho voltado minhas leituras exclusivamente para o que me agrada e, além disso, estamos estudando Nietzsche em Filosofia Moderna, portanto 1+1=2, ou seja, ando quase que exclusivamente (em meus parcos tempos livres do “tú deves” rsrsrs) voltado para os escritos, sons e filmes de refulgência nietzschiana.

Do interior da inevitável e perturbadora influência que esse cara exerce sobre mim, oferto-vos para download o link de um filme do Godard que apresenta uma personagem que, pelo menos para o meu entender, tem sua vibe ao mesmo tempo pedindo e recusando o enquadramento numa das categorias existenciais propostas por Nietzsche em sua tese das três transmutações (trata-se de Michel Poiccard, vivido por Jean-Paul Belmondo).

Ainda sob o prisma nietzschiano, para os que decidirem assistir ao filme (e aos que já o assistiram), solicito que se tente vislumbrar a tensão de aproximação e repelência havida entre os dois personagens centrais (pathos da distância???).

Bom filme!

À Bout de Souffle

Sinopse:
Após roubar um carro em Marselha, Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) ruma para Paris. No caminho mata um policial, que tentou prendê-lo por excesso de velocidade, e em Paris persuade a relutante Patricia Franchisi (Jean Seberg), uma estudante americana com quem se envolveu, para escondê-lo até receber o dinheiro que lhe devem. Michel promete a Patricia que irão juntos para a Itália, no entanto o crime de Michel está nos jornais e agora não há opção. Ele fica escondido no apartamento de Patricia, onde conversam, namoram, ele fala sobre a morte e ela diz que quer ficar grávida dele. Ele perde a consciência da situação na qual se encontra e anda pela cidade cometendo pequenos delitos, mas quando é visto por um informante começa o final da sua trágica perseguição.

Download:

 http://rapidshare.com/files/139076698/ABS_F.A.R.R.A.part1.rar
 http://rapidshare.com/files/139088975/ABS_F.A.R.R.A.part2.rar
 http://rapidshare.com/files/139097821/ABS_F.A.R.R.A.part3.rar

1 comentários:

fabio disse...

Recomento também esse filme.

Fábio
www.nomeiodahistoria.wordpress.com